“O impacto de um programa de bem estar animal na ótica do produtor” – REVISTA PORTUGUESA DE BUIATRIA

2021-01-28T21:49:12+00:0028 de Janeiro, 2021|

No decorrer do primeiro ano de auditorias em Bem-estar animal às nossas explorações, alguns elementos da equipa BEA da Proleite foram realizando inquéritos à maioria dos nossos associados. O objetivo principal deste conjunto de questões foi perceber qual a opinião dos produtores relativamente ao processo de Certificação em geral. Posteriormente, com o trabalhar da informação, foi possível construir uma imagem geral do processo na ótica do produtor. A identificação de questões como: os principais pontos a melhorar, quais as maiores dificuldades sentidas na implementação das medidas propostas, bem como qual a necessidade que poderia existir previamente ao processo na sua implementação, foram algumas das perguntas que vimos respondidas.

Através da seleção de algumas questões chave, escreveu-se um artigo que, perante a atualidade e importância da informação que contém, foi aceite e publicado na Revista Portuguesa de Buiatria (nº21 – Novembro 2020).

Revista nº 21 – novembro 2020

P36-P41

Através do link  RPB_21 (cienciaevida.pt) poderão aceder à revista.

SOBRE A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BUIATRIA

A Associação Portuguesa de Buiatria, abreviadamente designada APB, é uma Associação constituída ao abrigo do direito de associação de natureza privada, sem fins lucrativos e de duração indeterminada.
Foi fundada em 1996 por iniciativa de um grupo de Médicos Veterinários ligados a diversas áreas da medicina de ruminantes, tais como a clínica, a reprodução, a cirurgia, o maneio, a nutrição, a investigação e outras que, no conjunto, constituem o âmbito da buiatria. A sua fundação coincidiu com a realização, na Figueira da Foz, das suas primeiras Jornadas Científicas.
Nesse mesmo ano, a APB candidata-se a membro da World Association for Buiatrics (WAB), tendo sido formalmente aceite no Congresso Mundial que teve lugar em Edimburgo (Escócia), em 1996.

Desde a sua constituição, a APB tem efetuado anualmente Jornadas Científicas com a participação de especialistas de renome internacional nas várias áreas da buiatria, de forma a proporcionar uma atualização permanente de conhecimentos aos médicos veterinários portugueses. A Associação publica uma revista de periodicidade anual.
Em 2012, teve o privilégio de organizar o XXVII Congresso Mundial de Buiatria, que decorreu entre os dias 5 e 8 de Junho, em Lisboa, e contou com a presença de 2286 participantes oriundos de 66 países.

(informação retirada do site oficial da APB)