Cooperativa Proleite celebrou 60 anos de história

2024-11-12T13:16:19+00:0012 de Novembro, 2024|

No passado dia 26 de setembro, a Proleite, celebrou o seu sexagésimo aniversário nas suas instalações em Ul!

No passado sábado, dia 26 de outubro, foi dia de celebração na Proleite. Sessenta anos de história ao serviço do setor leiteiro, que foi marcado pela presença de cerca de 350 convidados, entre os quais, Excelentíssimo Sr. Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Sr. Ministro da Agricultura e Pescas Eng.º José Manuel Fernandes, Sr. Secretário de Estado do Ambiente e Energia Dr. º Emídio Sousa, Sr. Deputado da Assembleia da Republica Hugo Oliveira, e representantes das câmaras Municipais de Oliveira de Azeméis, Ovar,  Estarreja, Murtosa e Albergaria-a-Velha. 

Durante o evento, vários pontos de destaque  marcaram esta celebração dos 60 anos da Proleite, desde a homenagem a funcionários e produtores com mais anos na instituição, que subiram ao palco para serem ovacionados, a assinatura do protocolo de Bio-Metano entre a Proleite e o Grupo Genia Bioenergy, um momento de grande emoção, a apresentação da autobiografia do Sr. Comendador Manuel Santos Gomes, presidente do conselho de administração da Proleite, ao longo de 35 anos e por último o  descerramento da placa dos 60 anos da cooperativa pelo Excelentíssimo Sr. Presidente da República.

O Engenheiro Vítor Santos, Presidente do Concelho de Administração deu início à cerimónia, fazendo referência à satisfação que sentia por conseguir reunir produtores de leite, colaboradores e várias entidades amigas e parceiras para celebrar os 60 anos da Cooperativa e apontar caminhos para o futuro. 

Depoimentos:

“A PROLEITE orgulha-se de comemorar 60 anos de atividade, uma trajetória repleta de desafios, dedicação e progressos no sector leiteiro. A Proleite, começou a sua atividade como uma instituição que atuava inicialmente, no Concelho de Oliveira de Azeméis, posteriormente, na década de 60, expandiu-se para a Beira Litoral e mais tarde para outras zonas do país. A Proleite tem sido determinante para a manutenção e desenvolvimento deste sector económico, nomeadamente, na Beira Litoral. Desde o início, a cooperativa garantiu o escoamento da produção de leite. Historicamente, fomentamos as salas coletivas de ordenha mecânica e apoiámos grandes explorações na sua atividade. Atualmente os desafios são diferentes! Já identificamos problemas que a produção enfrenta e que a Proleite, mais uma vez, liderará a criação de soluções para esses desafios. Além de continuar a garantir o escoamento da produção, a Proleite, está focada em questões ambientais, sustentabilidade, bem-estar animal e outras preocupações emergentes, continuando a criar soluções. “

Victor Santos, Presidente do Concelho de Administração da Proleite

“São 60 anos de crescimento, resistência, resiliência e 60 anos onde nós sentimos a gratidão para com os colaboradores. Nestes 60 anos tivemos também a oportunidade de ver a bonita exposição de Jorge Bacelar, onde se percebe muito bem que o agricultor é dos mais amigos dos animais. A agricultura é economia, mas é também cultura, património, coesão territorial, é competitividade, é investigação, inovação e transformação. E percebendo-se estas dimensões, nós temos de chamar os vários fundos para colaborarem e participarem num objetivo que é o de segurança alimentar. (…) A fileira do leite é importantíssima, como sabemos o leite representa 1100 milhões de euros, 9% do valor da nossa produção, e quando se diz que neste setor existe mais 640 mil pessoas empregadas, nem acredita.”

José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e das Pescas

“A Proleite está ligada à história de Oliveira de Azeméis e tem tido grandes responsabilidades ao longo destes 60 anos pelo desenvolvimento económico e social do nosso concelho. É evidente que o setor agrícola e concretamente o setor leiteiro no nosso concelho têm particulares responsabilidades. Aliás, a nossa sociedade foi baseada no seu desenvolvimento em termos da agricultura, depois, claro, que avançamos para as industrializações dos processos, mas a agricultura continua no nosso concelho e também nos concelhos da região, onde a Proleite atua, e tem um papel muito relevante e muito importante. Estes 60 anos são, não só um sinal da experiência e do conhecimento que foi adquirido por esta instituição, mas são sobretudo um sinal de vitalidade, conforme tivemos aqui a oportunidade de observar.”

Joaquim Jorge, Presidente da Câmara Municipal