LACTOGAL ADQUIRE A TOTALIDADE DO GRUPO QUEIJOS SANTIAGO

2024-03-22T11:42:16+00:0022 de Março, 2024|

É com total satisfação que comunicamos, em primeira mão a todos os nossos cooperantes, uma notícia importante e significativa para a o setor da produção de leite em Portugal: a nossa participada Lactogal acaba de adquirir a totalidade das empresas do Grupo Queijos Santiago.

A Queijos Santiago nasceu em 1918, em Castelo Branco, e conta com mais de 100 anos de história na produção de queijos nacionais, produzidos com leite 100% português.

A categoria dos queijos é o segmento de negócio que mais cresce no mercado nacional e ibérico e representa 40% do mercado lácteo de retalho em valor, em Portugal.  Por isso, a aquisição que agora fazemos, por via da nossa participada, representa um passo decisivo na prossecução de estratégia para esta categoria, tão relevante não só pelo seu valor no mercado, mas pela quantidade de leite que absorve.

O portefólio da Queijos Santiago complementa o negócio da Lactogal, permitindo-nos consolidar, de forma definitiva, a atual segunda posição no mercado dos queijos em Portugal e ambicionar à sua liderança pela aquisição daquele que é, hoje, o terceiro operador do mercado e o líder destacado em queijo fresco tradicional.

Com esta aquisição e através dos produtos da Santiago, acrescenta-se ao portefólio a oferta em novos segmentos que representam 23% do total do mercado de queijos onde a Lactogal não está, atualmente, presente, passando a competir em 90% do mesmo.

O Grupo Queijos Santiago manterá a sua identidade Santiago, pelo que não se espera que venham a ocorrer alterações significativas na atual estrutura, que terá uma gestão autónoma e independente, com aproveitamento de evidentes sinergias de grupo, a potenciar.

Este alargamento do Grupo Lactogal, com mais uma empresa portuguesa, é uma prova clara da solidez da nossa participada, da sua capacidade de manter o foco e motivação para seguir adiante, assim como uma demonstração inequívoca de que a Lactogal lidera a agenda da produção sustentável de leite em Portugal.

Oliveira de Azeméis, 20 de março de 2023.

O Conselho de Administração da Proleite