FENALAC inaugura nova sede e promove o consumo de leite Português, com a presença da Sra. Ministra da Agricultura e do Mar

2014-10-23T09:35:00+00:0023 de Outubro, 2014|

Logo FENALAC

No passado dia 10 de Outubro, a FENALAC – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite, inaugurou a sua nova sede na cidade do Porto, numa cerimónia que contou com a presença da Senhora Ministra da Agricultura e do Mar.

Paralelamente, a FENALAC desenvolveu, uma iniciativa pública de promoção do consumo de leite. A iniciativa visa a sensibilização da população em geral para a relevância do consumo de leite, reforçando a importância para a saúde de beber leite todos os dias, durante toda a vida. Por outro, divulgou-se a relevância económica e social da fileira láctea em Portugal e o impacto positivo do consumo de leite e de produtos lácteos na economia nacional e na criação de emprego.

A FENALAC é a entidade que representa o sector lácteo cooperativo nacional, sendo constituída por quatro grandes organizações cooperativas, a Agros, Proleite, Lacticoop e Serraleite que, em conjunto, agrupam 70 cooperativas de base e apresentam um volume de negócios superior a 352 milhões de euros.

O universo da FENALAC foi responsável pela recolha de 863 mil toneladas de leite em 2013, 66 por cento do total do continente, proveniente de 3.200 produtores de leite associados.

Os operadores representados pela FENALAC têm uma função importante na dinamização de zonas rurais no território nacional e na promoção do emprego, além da sua presença relevante no mercado lácteo, pois agregam marcas cooperativas com grande notoriedade pública.

Os objectivos da FENALAC passam por representar nacional e internacionalmente o sector, defender os seus direitos e interesses, promover a informação, a assistência e o estudo sobre o leite e participar activamente na formulação e aplicação da legislação sectorial.

A produção de leite em Portugal representava 730 milhões de euros em 2013, o equivalente a 31 por cento da produção animal e a 13 por cento da produção agrícola. A indústria do leite e lacticínios apresenta um volume de vendas de 1,3 mil milhões de euros, sendo o segmento mais importante, de 15 por cento, da Indústria Alimentar.

A criação de emprego directo e indirecto do sector lácteo deverá atingir os 50 mil postos, sendo de destacar que a maior parte dos quais estão em zonas rurais altamente carenciadas do ponto de vista económico e social, reforçando assim a importância dos mesmos na fixação das populações.

voltar