Serviço de Certificação Bem Estar Animal nas Explorações PROLEITE

2020-08-04T15:24:31+00:004 de Agosto, 2020|

O Bem-Estar Animal (BEA) é uma das principais preocupações do consumidor de produtos de origem animal e da sociedade em geral. Em sua consequência torna-se urgente que a produção animal responda a esta exigência do consumidor e adote sistemas baseados em estudos científicos que permitam garantir que o bem-estar dos animais de produção é assegurado.

Assim, a PROLEITE, pretende avaliar a conformidade em Bem-Estar Animal nas explorações leiteiras dos seus associados, tendo desencadeado um processo de certificação pelo Protocolo Welfare Quality (WQ)®, já utilizado em outros países.

A verificação da conformidade do Protocolo (WQ)® será avaliada em todas as explorações da PROLEITE. Este protocolo baseia-se em quatro princípios base: a alimentação, o alojamento, o estado sanitário e o comportamento dos animais e 12 critérios : Ausência de fome prolongada, Ausência de sede prolongada, Conforto na área de descanso, Conforto térmico, Facilidade de movimentação, Ausência de lesões, Ausência de doenças, Ausência de dor em procedimentos de maneio, Expressão de comportamentos sociais, Expressão de outros comportamentos, Boa relação animal-humanos, Estado emocional positivo.

Este protocolo não substitui ou anula a necessidade de cumprimento da legislação em vigor em matéria de Bem-Estar Animal em Portugal.

Todas as explorações leiteiras devem cumprir as normas mínimas de proteção dos animais nas explorações pecuárias (Decreto-lei nº 64/2000 de 22 de abril) e as normas mínimas de proteção dos vitelos, para efeitos de criação e engorda (Decreto-lei nº 48/2001 de 10 de fevereiro).

O processo é composto por auditorias internas anuais a totalidade das explorações, realizadas por uma Equipa da Proleite no Protocolo (WQ)®, e auditorias externas anuais apenas a uma parte das explorações, realizadas pela AENOR (Entidade de Certificação Externa).

Cada auditoria dará origem a uma pontuação da exploração e desencadeará ações corretivas e oportunidades de melhoria nas explorações, com o objetivo de desenvolver um processo de melhoria contínua das metodologias de produção de leite e caminharmos de encontro com a expetativa do nosso cliente, LACTOGAL.